quinta-feira, 4 de março de 2010

PERDÃO: decisão que cura

Escrito por Iara Cazeri
03/12/2009
“Perdoa ao teu próximo o mal que te fez, e teus pecados serão perdoados quando o pedires.

Um homem guarda rancor contra outro homem, e pede a Deus a sua cura!

Não tem misericórdia para com o seu semelhante, e roga o perdão dos seus pecados!

Ele, que é apenas carne, guarda rancor, e pede a Deus que lhe seja propício! Quem, então, lhe conseguirá o perdão de seus pecados?

Lembra-te do teu fim, e põe termo às tuas inimizades, pois a decadência e a morte são uma ameaça (para aqueles que transgridem) os mandamentos.

Lembra-te do temor a Deus, e não fiques irado contra o próximo.

Lembra-te da aliança com o Altíssimo, e passa por cima do erro que o teu próximo cometeu inadvertidamente.”( Eclo 28, 2-9)

Por muito tempo eu pensei que perdão seria colocar panos quentes nas situações que nos feriram e machucaram, mas à luz da palavra de Deus, e da própria revelação do Senhor, tive a certeza de que perdão, na verdade, é completamente o oposto disso.

Perdão significa remissão da pena, ou seja, absolvição do culpado.

Na verdade, não podemos disfarçar nossa dor, o sofrimento que tal pessoa ou tal situação causaram em nós, e o melhor mesmo é não tentar camuflar o tamanho do problema, é preciso ser realista e olhar de frente para tudo, mas olhar de jeito diferente do que estamos acostumados. Colocar panos quentes, realmente, não resolverá o problema, mas muito pior, pode piora-lo ou simplesmente rete-lo dentro de nós, causando serias complicações futuras.

Sempre olhamos o lado negativo, querendo saber as razões, como que se isso fosse amenizar algo, entretanto isso acaba machucando mais, nos prendendo na falta de perdão. Olhar diferente é ter misericórdia, é olhar com os olhos de Jesus, é olhar o crescimento que isso proporcionou em nós.

Todos nós já nos decepcionamos, machucamos, ferimos e fomos feridos, todos nós passamos por situações dolorosas, não pense que tudo acontece só com você não, isso é próprio de nós seres humanos falhos, pecadores e desobedientes.

Perdoar quer dizer mesmo diante da razão eu decido absolver, deixar ir livre. Muitas pessoas não perdoam pelo fato de acharem que fazendo isso estarão perdendo a razão do acontecido, perdoar é mesmo diante da razão que você tem decidir absolver a pessoa, ou o acontecimento.

Perdoar é uma decisão, não um sentimento, e está sempre nas suas mãos essa decisão, lembre-se que a falta de perdão só causará mais dor e sofrimento a você mesmo.

A falta de perdão tem destruído familias, lares, amizades, relações e pessoas. Doenças psicológicas e até físicas tem se manifestado em pessoas que não perdoam, mas ao contrário quem perdoa abre as portas para muitas curas e libertações que o próprio Senhor quer realizar em nós, sem duvida, a falta de perdão é um grande bloqueio que colocamos para nossa própria felicidade e paz.

Decida-se hoje por perdoar, seja livre.

Deus abençoe
Com carinho, Iara Cazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário